Com o aumento da expectativa de vida e avanço dos recursos tecnológicos para tentativa de preservação da visão, o número de pessoas com baixa visão está aumentando. Os mapas para baixa visão foram elaborados com base em uma pesquisa de campo realizada na ACIC (Associação Catarinense de Integração ao Cego) em Florianópolis e em pesquisa teórica. A pesquisa de campo consistiu em um teste em busca do contraste e ampliação mais apropriada que atendesse as necessidades dos diferentes tipos de baixa visão. De acordo com o resultado da pesquisa foi impresso o primeiro mapa. A estrutura dos mapas táteis foi mantida para que as pessoas com um alto grau de visão subnormal possam utilizar o mapa tátil sobreposto ao mapa de baixa visão. A legenda (substituída do Braille para as letras convencionais) e os símbolos permaneceram no mesmo local, porém, com seus tamanhos ampliados.

Imagem de mapa em baixa visão.
Mapa em baixa visão