Página Inicial - Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar

Laboratório
Produção Acadêmica
  mapas táteis Mapas baixa visão Maquetes Web Acessível

Embora a redução da visão central seja a mais comum, a visão subnormal pode resultar da diminuição do campo visual periférico, redução ou perda da visão de cores ou da dificuldade do olho se ajustar a diferentes intensidades de iluminação ou diminuição da sensibilidade ao contraste. Com essa enorme variedade se torna difícil chegar a um contraste adequado para todos os tipos e graus de visão subnormal.

No entanto, percebemos que fundos escuros com contornos, símbolos e letras de cor amarela é o que mais atende a esta diversidade. O contraste entre as cores tem que ser forte, porém, cores muito luminosas em excesso não é ideal para os vários baixa visão que possuem dificuldade de perceber diferentes intensidades de iluminação.

O tamanho das linhas, dos símbolos e das letras são ampliados em aproximadamente 3 vezes o tamanho de um mapa normal. A ampliação e o forte contraste são os principais fatores que propiciarão uma boa compreensão do mapa por uma pessoa com baixa visão.

Como se faz um Mapa Tátil

Conheça os
materiais utilizados
na construção de
Mapas Táteis.
Saiba mais.

Valid XHTML 1.0 Transitional

Valid CSS!

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Copyright © 2010 LABTATE . Todos os direitos reservados.
Finep - Financiadora de Estudos e Projetos