Página Inicial - Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar
 
 

 

 

 

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PROJETOS DE EXTENSÃO

2011- atual
Projeto dos mini Atlas Estaduais


Objetivo:
Criar atlas para deficientes visuais de estados do Brasil e disponibilizar modelos na internet e para o setor de acessibilidade da biblioteca central da UFSC.

Metodologia:
A metodologia para a confecção de mapas táteis que será aquela desenvolvida no LabTATE
a) Planejamento do atlas;
b) Seleção dos mapas convencionais que serão generalizados;
c) Elaboração da generalização cartográfica dos mapas a partir dos padrões labTATE;
d) Elaboração dos mapas para pessoas com baixa visão e impressão dos mapas;
e) Elaboração das matrizes dos mapas táteis;
f) Testes cognitivos com deficientes visuais para verificar o entendimento dos signos e leitura dos mapas;
g) Correção dos mapas e elaboração da reprodução final
h) Preparação e apresentação final dos arquivos digitais para a internet.
Coordenação: Profa Ruth E. Nogueira
Participantes: Alunos bolsistas de extensão e de permanência

2012 – 2015
Construção e adaptação de recursos didáticos para deficientes visuais no ensino superior do curso de graduação em geografia.


Descrição:
Este visa construir ou adaptar materiais didáticos como organogramas, diagramas, gráficos, mapas, imagens, maquetes e outros para servir de suporte as aulas dos professores do departamento de geociências e de outros que atuam no curso de geografia, onde terão que ministrar aulas para deficientes visuais inscritos no curso de Geografia. Os materiais são desenvolvidos no LABTATE, com apoio do serviço de AMBIENTE DE ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL – AAI localizado na Biblioteca Central-BU

Coordenação: ProfaRosemy da Silva Nascimento

Participantes: Alunos bolsistas de extensão

Educação Geográfica: abordagens complementares para a construção de uma aprendizagem significativa

Objetivo:
- Estabelecer uma maior relação entre as diferentes disciplinas, realizando práticas interdisciplinares
- Realizar observaçães do meio ambiente com as crianças, visando conscientizá-las da importância da preservação do mesmo
- Construir materiais didáticos que, além de úteis dentro do projeto, poderão ficar na escola para futuras práticas
- Apresentar aos alunos a linguagem cartográfica, para que estes estejam aptos a reconhecer as diferentes escalas do espaço geográfico
- Reconhecer, com as crianças de sexto e sétimo anos, referenciais espaciais de localização, buscando desta forma que as mesmas alcancem autonomia na orientação e representação dos lugares nos quais vivem e com os quais se relacionam

Período: 03/2010 a 02/2011

Coordenador: Ruth Emilia Nogueira

Integrantes: Catarina Karam, professores de Geografia da Escola Básica Municipal Henrique Veras do Nascimento (Florianópolis)

Financiadores: Universidade Federal de Santa Catarina/Próbolsa - Práticas com materiais táteis (Oficina)

 

Enfrentamento às barreiras atitudinais e pedagógicas no ensino de Geografia para deficientes visuais (palestra convidada)

Objetivo:
Proferir palestra e atendimento a professores e alunos na Universidade Estadual de Ilhéus, BA.

Período: 03/09/2010

Coordenador: Ruth Emilia Nogueira

Integrantes: Maria Luzia Garcia, Guilherme Ramos Ribeiro

Financiadores: Instituto Arapyaú, Universidade Estadual de Santa Cruz

 

Criando o Mapa Tátil do Campus da UFSC (produção técnica)

Objetivo:
Criar protótipos de mapas táteis e mapas baixa-visão do Campus da UFSC.

Período: 04/2009 a 12/2009

Coordenador: Ruth Emilia Nogueira

Integrantes: Maria Luzia Garcia, Guilherme Ramos Ribeiro

Financiadores: Universidade Federal de Santa Catarina/Próbolsa e Pró-extensão

 

Reformulação do mapa da UFSC (produção técnica)

Objetivo:
Os objetivos desse projeto são reformular os mapas do campus da UFSC, visto que o atual modelo não atende as necessidades de comunicação.

Período: 03/2009 a 12/2009

Coordenador: Ruth Emilia Nogueira

Integrantes: Igor de Barros Ferreira Dias; Mateus Litwin Prestes

Financiador: Universidade Federal de Santa Catarina

 

Enfrentamentos às barreiras informacionais no acesso ao conhecimento geográfico: o espaço LabTATE da UFSC (Oficina e Palestra)

Objetivo:
O objetivo desse projeto de extensão é registrar a oficina e palestra que serão ministrados pela equipe do LabTATE na produção de mapas táteis e uso para o ensino de deficientes visuais para a Secretaria de educação municipal de Passo Fundo.

Período: 06/2008 a 12/2008

Coordenador: Ruth Emilia Nogueira

Integrantes: Ana Paula Nunes Chaves, Gabriela Alexandre Custódio

Financiador: Prefeitura Municipal de Passo Fundo

 

Mapas táteis eletrônicos para deficientes visuais a trilha do rio do Bráz (produção técnica)

Objetivo:
O projeto tem por objetivo fazer a integração de mapas táteis com a tecnologia FTIR, com aplicação na Trilha do Rio do Bráz, buscando dar acessibilidade aos mapas e às trilhas para deficientes visuais que desejam fazer visitas assistidas à trilha.

Período: 06/2008 a 12/2008

Coordenador: Ruth Emilia Nogueira

Integrantes: Manuel Steidle, Thiago Schimmelpfennig, Geisa Golin, Gabriela Alexandre Custodio.

Financiador: Fundação CERTI, Sapiens Park.

 

Confecção e uso de mapas táteis no Ensino de Geografia (curso)

Objetivo:
Ministrar curso para estudantes, com o objetivo de suprir lacuna teórica e prática de materiais e métodos para o ensino de geografia para deficientes visuais.

Período: 20/04/2008 a 21/04/2008

Coordenador: Ruth Emilia Nogueira

Integrantes: Geisa Golin, Sarah Andrade.

 

Oficina de Cartografia Escolar (curso)

Objetivo:
Introduzir conceitos e práticas em Cartografia Escolar para professores do ensino fundamental e médio.

Período: 06/2007 a 12 /2007

Coordenador: Ruth Emilia Nogueira

Integrantes: Rosemy da Silva Nascimento e alunos da Pós-Graduação em Geografia.

 

O uso da cartografia tátil e da internet para informar deficientes visuais sobre os serviços públicos de Florianópolis

Objetivo:
a) Inventariar quais serviços públicos de Florianópolis os deficientes visuais consideram importantes para sua vida na cidade de Florianópolis;
b) Criar referenciais espaciais para os serviços públicos;
c) Criar representações em mapas e maquetes táteis que permitam aos DVs localizarem os serviços públicos e como chegar até eles;
d) Ensinar os Dvs a lerem mapas táteis que representam as ruas e os locais de serviços públicos de Florianópolis;
e) Disponibilizar os referenciais espaciais de serviços públicos na Web, no Portal Floripa Acessível, portal informacional de Florianópolis acessível a deficientes visuais (www.floripacessivel.com).

Período: 06/2006 a 12/2006

Coordenador: Ruth Emilia Nogueira

Integrantes: Ana Paula Nunes Chaves, Carlos Augusto Feller, Élguino Machado.

Financiadores: Universidade Federal de Santa Catarina/Próbolsa

 

O uso de produtos de sensoriamento remoto no ensino de Geografia

Objetivo:
Introduzir metodologias de ensino voltadas à utilização de produtos da geotecnologia na prãtica escolar, considerando professores e alunos de 5º e 6º séries do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica Hidelfonso Linhares.

Período: 06/2006 a 12/2006

Coordenador: Ruth Emilia Nogueira

Integrantes: Ana Paula Nunes Chaves, Carlos Augusto Feller, Élguino Machado.

Financiadores: Universidade Federal de Santa Catarina/Próbolsa e Pró-extensão

 

Capacitação em mapas táteis (consultoria)

Objetivo:
Capacitar os técnicos do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual de Florianópolis a produzirem mapas táteis para a educação.

Período: 06/2006 a 12/2006

Coordenador: Ruth Emilia Nogueira

Integrantes: Ana Paula Nunes Chaves, Carlos Augusto Feller, Élguino Machado.

Financiadores: Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual de Florianópolis

 

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