Linguagem cartográfica e o ensino de Geografia: um panorama de Santa Catarina
Objetivo:
Investigar, analisar e propor soluções para as dificuldades apontadas pelos professores de Geografia do ensino fundamental e médio, no que se refere aos conteúdos de cartografia.
Período: 07/2002 a 07/2004
Coordenador: Ruth Emilia Nogueira Loch
Integrantes: Marcus Fuckner
Financiadores: CNPq iniciação científica – 1 Bolsas
Funpesquisa da UFSC – Auxilio financeiro
Linguagem cartográfica: desenvolvimento de métodos de ensino e concepção de material didático em multimídia interativa
Objetivo:
Aplicar os conceitos da alfabetização cartográfica no ensino de Geografia e investigar as mudanças operadas em crianças do ensino básico, considerando: (a) o apoio de material didático analógico e (b) o apoio da multimídia interativa.
Período: 07/2004 – 12/07
Coordenador: Ruth Emilia Nogueira Loch
Integrantes: Rosemy da Silva Nascimento - Integrante / Ana Paula Nunes Chaves - Magnun Souza Voges – Rafael Ferreira – Carlos Augusto Feller
Financiador: CNPq iniciação científica – 2 Bolsas
Pró-Extensão UFSC – 2 bolsas
Os Mapas: como são produzidos e utilizados
Objetivos:
a) Criar um sítio voltado ao público escolar para divulgar a tecnologia empregada na produção / utilização de mapas pela sociedade contemporânea e a partir dessas informações estimular / oportunizar o navegador a criar seus próprios mapas.
b) Divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas na UFSC nos últimos anos relativas a cartografia escolar e a cartografia tátil, através de organização, edição e publicação de um livro destinado a professores do ensino fundamental e médio.
Período: 03/2007 – 07/2009
Coordenador: Ruth Emilia Nogueira Loch
Integrantes: Rosemy da Silva Nascimento - Kênya Naoe de Oliveira - Stella Maris Smaniotto - Julio Domingues Cechin - Rafael Ferreira
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro e Bolsas
Mapas táteis como instrumento de inclusão social de portadores de deficiência visual
Objetivos:
a) Desenvolver padrões cartográficos táteis para a elaboração de produtos em escala grande referente a ambientes públicos internos de grande circulação e com base nesses padrões elaborar protótipos para aeroportos e terminais rodoviários;
b) Desenvolver padrões de produtos cartográficos táteis em escala pequena para atender as necessidades do ensino de Geografia no Ensino Fundamental e Médio como forma de promover o acesso do cidadão portador de Deficiência Visual à informação espacial.
Período: 01/2006 - 06/2008
Coordenador: Ruth Emilia Nogueira Loch
Integrantes: Rosemy da Silva Nascimento - Luciana Cristina de Almeida - Ana Paula Nunes Chaves – Sarah Andrade - Gabriel Muniz de Araújo - Carolina Moreira da Silva – Robson Felipe Parucci - Geisa Golin.
Financiadores: FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) – Auxílio financeiro e 3 bolsas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – 2 Bolsas.